(41) 3675-5450

19.03.14 - EXPOALMEIDA 2014: um encontro com a inovação

A cada ano, a superação. A Expoalmeida 2014, que será realizada no dia 24 de março na Almeida Flores, em Colombo, vai trazer ao público grandes ideias para aquecer as vendas nas floriculturas, além de muita inspiração para decoradores, arquitetos e paisagistas desenvolverem seus trabalhos.

Superação foi conseguir reunir num só evento três grandes nomes: Orlandio Santos, Karina Saab e Augusto Aki. Um consultor e dois artistas florais com estilos consolidados no Brasil, que  estarão passando ao público da feira aquilo que reuniram de conhecimento ao longo de décadas na profissão.

Orlandio Santos

“Orlandio, tudo bem?  Não poderíamos viajar sem antes mandar este email para você... e dizer que ficamos maravilhados com a decoração da nossa festa! Você fez o maior sucesso, todos os convidados elogiaram e perguntaram quem tinha feito aquela decoração linda, estava tudo impecável, cada detalhe, você é realmente um ARTISTA e fez o nosso dia ainda mais especial”. Que decorador não adoraria ter no seu site depoimentos como este do casal Gabriella e Rodrigo? Pois este e muitos outros estão no blog do artista floral Orlandio Santos. Formado na Escola de desenho e Arte Floral e na Boerma Instituut, o “designer floral” - termo que costuma utilizar para se definir profissionalmente - é proprietário da Momenthus Decorações, em São Paulo, SP.

Além de decoração para eventos sociais e empresariais que aliam a inovação e o diferencial à necessidade de cada cliente, a empresa presta serviços como a assinatura de flores com entrega de arranjos adaptados ao ambiente do cliente e a assinatura de presentes. Desde sua fundação, a Momenthus teve um crescimento da ordem de 25% anuais. Mais de 500 decorações de eventos sociais e mais 2000 eventos corporativos feitos em 11 anos de atividade. Além disso, Orlandio realiza cursos em diversos estados, onde procura aplicar novas técnicas e desenvolver uma linguagem brasileira do uso de flores tropicais. “Meus objetivo é contribuir para a formação do florista brasileiro, fazendo com que a profissão alcance níveis relevantes internacionais, pois temos um processo criativo muito grande, o  que pode proporcionar, num curto espaço de tempo, uma forte demanda de serviços diferenciados” – diz Santos. Com estilo minimalista, o artista cria detalhes únicos revelando o que a planta tropical traz de melhor, sejam folhas, caule, flores ou galhos. Para desenvolver seu estilo próprio, que será compartilhado com os floristas paranaenses durante a Expoalmeida 2014, Orlandio sempre se dedicou de corpo e alma, tanto que se define assim: “uma pessoa obstinada, apaixonada pelo que faço”.


Karina Saab

Filha de florista, Karina corria pela floricultura da mãe em Itatiba, no interior de São Paulo. Aos doze anos, ao lado do irmão Tanus, já ajudava a família a tocar o negócio, cuidando das embalagens da loja. “A Keka  (mãe de Karina e Tanus) sempre botou a gente pra trabalhar. Mesmo crianças ela dava para a gente o cargo de estar trabalhando. Pra qualquer coisa que a gente queria tinha que trabalhar um pouco. Então a gente não teve muita opção não...(risos) Ela meteu a gente na loja e então desde pequenos a gente está dentro da floricultura atendendo os clientes” - conta.
Ainda na adolescência, Karina formou-se florista na Escola Ibero-Americana de Arte Floral e viajou pela Europa fazendo crusos, conhecendo floriculturas e divulgando as flores brasileiras. Depois voltou ao Brasil e cursou a faculdade de arquitetura, que abriu o leque de aplicação da arte floral para projetos de decoração e paisagismo.
Com estandes premiados em feiras como o Enflor, desenvolveu um estilo próprio de arte floral, e em parceria com a cooperativa Veiling Holambra participou de projetos de cenografia junto à Rede Globo em programas como Big Brother Brasil e a novela Sangue Bom, realizada no ano passado. “Gosto muito de usar flor plantada. A gente - até o Tanus muitas vezes acaba usando - a gente faz muita composição com flores plantadas em decoração também. Um estilo da gente. Hoje eu trabalho a arte floral  com flor de corte e flor de vaso igualmente. Mas como foi uma paixão minha - nasci dessa coisa - eu acabo trabalhando muito isso, com composições de vasos em decoração também. Jardins com vasos... hoje a decoração aumentou muito e virou uma outra proposta, né. Minha mãe que fala: “antigamente a gente levava as florzinhas, hoje a gente tem que montar uma casa”. (risos)

Augusto Aki

Você sabe a importância de treinar os vendedores de sua loja para que eles passem ao consumidor os benefícios das plantas? A resposta só poderia ser de Augusto Aki: “Isso é tudo! A maior parte dos clientes só conhece cerca de 60% dos produtos da loja. E o que é pior, conhece apenas suas características (cor, tamanho, etc.). Devemos vender benefícios. Qual a cor indicada para o signo de câncer? Qual a flor indicada para as bodas de 12 anos? Qual a flor símbolo da sorte? Qual a flor símbolo dos ortopedistas? É preciso praticar. Crie fichas de produtos, destacando suas características e benefícios. Faça reuniões com a equipe e pratique através de teatro de vendas”.

Quando alguém pensa em alguém que saiba tudo sobre o mercado de flores e plantas, logo vem à cabeça Augusto Aki.  Consultor nacional do Sebrae nas áreas de  marketing e vendas, Aki tem mais de 20 anos de experiência no setor de floricultura:  implantou o marketing da cooperativa Veilling Holambra, organizou eventos como Enflor e Expoflora e é autor de pelo menos 20 livros e 14 cursos em DVD sobre o ramo.  O consultor tabém publica o blog www.negocioscomflores.com.br, que traz notícias e dados, além de técnicas de venda, informações sobre assinatura de flores, casos de sucesso, layout de lojas e outros assuntos.
Colunista da Revista Florescer desde o seu lançamento, Aki trilhou um longo percurso para chegar ao patamar de referência nacional em mercado de flores: formou-se em Ciências Contábeis na USP, fez pós-graduação em Marketing na PUC, MBA em E-business na FGV, especialização em Franquia e especialização em Varejo, e segue a lista...

Na Expoalmeida 2014, o público terá o privilégio de participar de uma oficina com o consultor. Temas como a concorrência no setor, inovação, como gerar conteúdo e melhorar os resultados vão ser abordados, desta vez por ele mesmo, em pessoa – um ótimo momento para tirar aquelas dúvidas comuns aos negócios com flores. Quer ver mais uma? Sabe quais são os passos para um bom atendimento? Aki responde...  “Basicamente, temos cinco passos:

1. Oi - você precisa firmar um link emocional, logo no primeiro instante, com uma abertura que seja original e amigável.
2. Entrevista - você precisa ouvir as motivações de compra. Faça o cliente falar. Não se limite ao preço que ele pretende pagar.
3. Oferta - mostre duas ou três opções, dentro do que percebeu na entrevista.
4. Objeção - trate restrições ao preço associando cada oferta às informações que levantou na entrevista.
5. Venda adicional - um cliente bem atendido sempre estará aberto a ofertas adicionais” – explica o consultor.

Não perca!!!
Prepare-se para receber muito conhecimento na Oficina de Inovação para Flores da Expoalmeida 2014. Além das oficinas com os convidados, o público ainda poderá conhecer os lançamentos de flores e plantas que serão apresentados pelos produtores nos estandes da feira, que tem a característica pioneira no Brasil de reunir produtores, distribuidor e varejistas num só evento. A troca de informações entre eles serve para aperfeiçoar toda a cadeia produtiva, fomentando o mercado paranaense de flores e plantas. Lembre-se: o evento – gratuito -  será no dia 24 de março, na Almeida Flores. Inscrições e informações sobre a Expoalmeida podem ser obtidas diretamente com Eliana dos Santos pelo fone: (41) 3675-5450, ou no e-mail eliana@almeidaflores.com.br.